POLUIÇÃO INTERIOR.
O QUE FAZ O ASPIRADOR TRADICIONAL?
APENAS MOVE SUJIDADE DE UM LADO PARA OUTRO...
...por isso sente o cheiro a pó quando utiliza um aspirador comum
No aspirador de saco, as partículas de pó de maior dimensão ficam presas dentro do saco; em poucos minutos, entopem-no e reduzem drasticamente o poder de sucção.
Entretanto as partículas de menor dimensão passam através das fibras do saco e regressam à atmosfera ainda mais contaminadas por terem sido prensadas contra a sujidade retida no saco.
No aspirador sem saco o ar é sugado através de uma manga estreita e conduzido até uma câmara maior onde o ar perde pressão e as maiores partículas caem para o fundo de um recipiente.
O ar é depois expelido mas muitas das partículas mais leves acabam também por regressar à atmosfera.
Por aqui se vê que no início existe poder de sucção porque o saco não está cheio mas as partículas mais pequenas não são filtradas pelo saco.
Passados 10 minutos o saco enche e entope, o poder de sucção perde-se, já não estamos sequer a aspirar mas continuamos a devolver as partículas mais pequenas à atmosfera.